Pesquisador da Cátedra e equipe em missão de estudos em Moçambique




Docentes e discentes brasileiros, inclusive Professor Edvaldo Cesar Moretti que integra o colegiado da Cátedra UNESCO/UFGD, estiveram em missão de estudos no mês de março na Província de Maputo, Moçambique durante o desenvolvimento da primeira parte do Projeto: “Práticas sociais e saberes de mulheres e homens e a produção do território rural no Distrito de Marracuene em Moçambique: viabilidade das alternativas produtivas no mundo da sustentabilidade”.
O projeto é financiado pela CAPES (aprovado no edital 033/2012 - Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP 2012 - e executado pela Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), com previsão de termino para julho de 2015.
Esta primeira atividade em Moçambique foi composta de levantamento de praticas sociais desenvolvidas na área de pesquisa que é o distrito de Marracuene a cerca de 30 km da capital Maputo.
Reunião da Equipe no Centro de Estudos e Análise de Políticas da Universidade Eduardo Mondlane

Entrevista com artesãos no Município da Matola, Provícia de Maputo

Foram identificados grupos sociais que atuam com praticas sociais com possíveis vínculos com a atividade turística, entre eles, artesãos, pescadores, comerciantes, grupos de mulheres.

Nesta etapa da pesquisa foram entrevistados dirigentes locais e foram realizados levantamentos bibliográficos nas bibliotecas da Universidade Eduardo Mondlane. O grupo participou de atividades acadêmicas na Universidade, ministrando palestras (no total 7 palestras, sobre temáticas relativas ao projeto), e teve atuação em reuniões de trabalho de grupos de pesquisadores da UEM.
Integraram a equipe os professores:
Alvaro Banducci Junior (UFMS)
Edvaldo Cesar Moretti (UFGD)
Silvana Aparecida Lucato Moretti (UEMS)
E os discentes:
Ângelo Franco do N. Ribeiro (Doutorado em Geografia - UFGD)
Luan Fernando Schwinn Santos (Psicologia - UFG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog