Publicações


O LEGHI aceita permutas de obras relacionadas aos Estudos de Gênero, História das Mulheres e Interculturalidade.
Pedidos, favor enviar para o email: leghifch.ufgd@gmail.com ou catedraunesco@ufgd.edu.br
HISTÓRIA DE MULHERES QUE LUTAM
Losandro Antônio Tedeschi
"As mulheres trabalhadoras rurais que guardam a história, que a contam a seus filhos e filhas, mostram uma longa vida em que as mesmas, para não falar de outras dicotomias, tiveram que enfrentar permanentemente a desigualdade, embora nunca tenham se submetido completamente a isso. Submissão e resistência sempre fizeram parte da vida das mulheres agricultoras; embora, tenham conquistado direitos sociais, seguem desempenhando seus tradicionais papeis. Histórias de vida, relações de poder, trabalho e gênero na agricultura familiar, participação das mulheres na construção do sindicalismo e do movimento de mulheres trabalhadoras rurais, conquista de direitos sociais, dentre outros aspectos, constituem temas centrais neste trabalho. A atualidade histórica e a complexidade desses assuntos revelam a importância desse debate, em especial, para aqueles segmentos sociais que buscam, no seu cotidiano, construir novas formas de relacionamento humano, em que se superam as desigualdades sociais e históricas que marcam profundamente o mundo moderno."

DICIONÁRIO CRÍTICO DE GÊNERO
Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi
                               
"Após o silêncio escuro do laboratório vem a síntese em plena luz. Eis aqui, disponível a todos, meio século de reflexão e pesquisa sobre a história das mulheres, as relações entre os sexos, sua diferença, as sexualidades, o gênero. Testemunha dos progressos alcançados, das descobertas que mudaram nosso comportamento e talvez nossas vidas, pelos caminhos de liberdade que o conhecimento abre, este Dicionário, pioneiro, original, doravante ferramente indispensável de trabalho, é um registro dos nossos saberes e um incentivo a continuar."
TEMPOS DIFERENTES, DISCURSOS IGUAIS
A Construção Histórica do Corpo Feminino
Ana Maria Colling

"A história das mulheres é uma história recente. Os homens descreveram-nas, foram seus porta-vozes, e com este procedimento as enclausuraram, tornando-as invisíveis. Por este motivo, é necessário que a história geral passe a ser entendida como resultado de interpretações, de representações, que têm como fundo relações de poder. 
Foi esta questão que nos levou a um recuo no tempo - aos discursos que definiram homens e mulheres e os lugares que cada um deles deveria ocupar na sociedade. De Platão a Freud, discursos hegemônicos e transculturais, que atravessam os tempos e que conservam pontos de permanência, demonstrando que os conceitos de igualdade e diferença fazem parte de uma construção cultural e política.
Essa pesquisa demonstra em textos diferenciados que o corpo feminino não foi simplesmente uma construção (exclusivamente) histórica, mas filosófica, médica, pedagógica, psicológica, jurídica. Estas práticas discursivas e não discursivas, como nos ensina Michel Foucault, articulam-se de uma maneira às vezes imperceptível, mas, no final, todas receitam o que é ser homem, o que é ser mulher, e os papeis sociais designados a ambos: descrevem como se fazem as mulheres em determinada cultura; como se faz um corpo sexuado feminino.
À contemporaneidade resta o dilema: como transformar a cultura que aprendeu como verdade a desqualificação do feminino?"

LEITURAS DE GÊNERO E INTERCULTURALIDADE
(LECTURAS EN GÉNERO Y INTERCULTURALIDAD)
Losandro Antônio Tedeschi

AS MULHERES E A HISTÓRIA
Uma introdução teórico metodológica 
Losandro Antônio Tedeschi
VIAJERAS ENTRE DOS MUNDOS
Sara Beatriz Guardia e Losandro Antônio Tedeschi


Apoio: LEGHI - UFGD
"Desde o final da década de 70 temos uma explosão de trabalhos sobre a história das mulheres e estudos de gênero, o que tornou possível contar a história de seus silêncios e invisibilidade sob o regime patriarcal. Uma história de resistência e rebelião, marcada por grandes desafios para superar seu desenvolvimento econômico, social, ético e humano. Neste livro encontramos uma nova maneira de olhar para a história das mulheres, que através de um esforço extraordinário de pesquisador@s que buscaram visibilizar as mulheres que se aventuraram em viagens longas e perigosas ao longo de vários séculos para a América Latina. Como uma testemunha ocular de realidades passadas, essas mulheres viajantes têm uma posição privilegiada como informantes. Além de suas percepções essa obra apresenta outras fontes (primária e secundária), material de linguagem, elementos de tradição iconográfica, cartográfica e orais que compõem o corpo dessa obra. "
O LEGHI/UFGD sente-se honrado em poder ser o co-editor e apoiar a publicação dessa obra tão importante da historiografia feminina.




FRONTEIRAS
Dossiê: Historia das Mulheres e Estudos de Gênero

Revista do Programa de Pós-Graduação em história da UFGD. (publicação semestral - revista on line: ISSN 2175-0742, revista impressa: ISSN 1517-9265)


EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS: 
Um Diálogo Necessário
Alzira Menegat, Losandro Tedeschi e Marisa Farias


Esta obra apresenta reflexões sobre a educação e sua vinculação aos movimentos sociais e às temáticas de gênero. O estudo busca, inicialmente, uma compreensão acerca das ações e reflexões de atores/as sociais imbuídos de sua prática educativa. Procura-se explorar a diversidade identitária dos sujeitos, a transversalidade nas demandas por direitos, as formas de ativismo e de empoderamento através de articulações em redes de ações e de conhecimentos e, finalmente, a afirmação das práticas pedagógicas em prol de uma educação emancipatória e significativa.


NO CORAÇÃO DO PANTANAL: 
Assentados na Lama e na Areia
Alzira Salete Menegat


A obra apresenta uma reflexão sobre as contradições existentes entre a prática do Estado e os interesses dos assentados, surgidas no decorrer do assentamento de famílias no Projeto Taquaral, em Corumbá (MS). A reorganização do projeto gerou inúmeras contradições e exigiu até mesmo rupturas com projetos formulados enquanto as pessoas se colocavam como demandantes de terras. Quando as famílias assentadas conquistaram a terra, tiveram que empreender nova luta para efetivar a estrutura básica: de agricultores, tornaram-se pastores. 

SABERES DA TERRA:
 Teoria e Vivência
Alexandra Pinheiro, Losandro Tedeschi e Walter Marshner



Enfrentando desafios, dificuldades e, ainda, acumulando conquistas, o programa “Projovem Campo - Saberes da Terra” inaugura a década de 2011 em expansão. Esta coletânea oferece um conjunto de textos, que tratam especialmente da formação de educadores e educadoras no âmbito do programa ProJovem Campo – Saberes da Terra. Expõe uma pluralidade de sujeitos e de práticas e assume atitude de tolerância à diversidade, atributo tanto de uns quanto das outras. Diversidade quanto ao fazer educação, quanto às orientações pedagógicas que esse fazer incorpora, e quanto às reflexões que provocam em seus protagonistas e demais pessoas que se preocupam com a educação do campo e com a educação em si.


   ABORDAGENS INTERCULTURAIS
Losandro Tedeschi, Antônio Ramos, André Freitas e Bruno Ferreira

ISBN: 978-85-7537-075-9
Editora: EDURI/Martins Livreiro


TEMAS SOBRE GÊNERO E INTERCULTURALIDADE
Antônio Dari Ramos e Losandro Tedeschi
                        

A Coleção Cadernos Acadêmicos da UFGD tem como objetivo divulgar o material produzido pelos docentes da universidade, para uso didático nas atividades de ensino e extensão.
ISBN : 978-85-61228-64-4
Universidade Federal da Grande Dourados / COED / Editora UFGD.


IDENTIDADES
Losandro Tedeschi, Antônio Ramos, Valesca Sortéia, André Luiz Freitas e Bruno Ferreira


Quando pensamos em uma escola comprometida com a interculturalidade, estamos falando, necessariamente, em educação para todos. Mas quem são esses "todos"? Certamente não se trata de um grupo homogêneo de pessoas, mas de cidadãos com diversas identidades, pois reconhecer e integrar as diferentes identidades culturais nas práticas educativas é um desafio que se impõe. Foi com esta perspectiva que construímos este caderno de textos e imagens para discutir aspectos da educação intercultural, entendendo-a como uma possibilidade de democratização do saber escolarizado.
ISBN : 857223131-5
Ano: 2006
 Editora: EDIURI/UNESCO
                                                           

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