Pesquisador@s





Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1997), mestrado (2002) e doutorado(2007) em História da América pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Mulheres e Estudos de Gênero, História e Memória, Gênero e Interculturalidade, Patrimonio Imaterial e imigração. É professor do PPGH ( mestrado e doutorado) da UFGD. Coordena o LEGHI - Laboratório de Estudos de Gênero , História e Interculturalidade pela UFGD, como também o grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ intitulado "Estudos de Gênero, História e Interculturalidade". É professor convidado do programa de doutorado em "Mujeres, Género y Estudios Culturales" da universidad de Jaén/Espanha; é integrante do grupo de investigação "Fondo Cultural Frances" da Universidade de Jaén na temática "Género y Cultura". Coordena o GT de Gênero da ANPUH/MS, e o programa de especialização ( Latu Sensu) em "Estudos de Gênero e Interculturalidade" pela UFGD com o apoio do PRONERA/MDA, Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC, Instituto Flora Tristãn/Perú, GT Gênero ANPUH nacional e a Rede de Educação Popular entre Mulheres - REPEM/Uruguai.






Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFRJ (2010). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal da Grande Dourados. Foi coordenador do PPG em História (Mestrado) da UFGD, no período de julho de 2006 a julho de 2009. É Associado da ANPUH. Integra a Rede Centro-Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (CO3). Tem experiência na área de História Cultural, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Pantanal, Memória, História e Literatura, Cultura e História Oral.






Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, integrando o corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas, no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em História (mestrado e doutorado, na linha movimentos sociais e instituições). Desenvolve coordenação compartilhada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA, organizado sob a Metodologia da Alternância, bem como no curso de Especialização Estudos de Gênero e Intercultuiralidade/PRONERA. Ocupa o cargo de coordenadora de Extensão, desde 2011, na Pró-Reitoria de Extensão da UFGD. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Assentamentos Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, conflitos agrários, relações de gênero, educação do campo. Coordena o grupo de Pesquisa Sociedades e culturas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul.



Possui Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara. Concluiu Estágio de Pós-doutorado Interdisciplinar na UFSC. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos níveis de graduação e de pós-graduação. Desenvolve pesquisas em assentamentos de reforma agrária com apoio do CNPq e FUNDECT/MS, com ênfase nas reflexões que envolvem relações de gênero, identidade, memória e movimentos sociais. Atualmente é professora de Sociologia na Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Exerce função de Coordenadora do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (UTESS) e exerce coordenação compartilhada no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA. É coordenadora do Laboratório de Estudos de Fronteira (LEF/UFGD).




Licenciada em Filosofi a e Letras, com especialidade em Língua espanhola e francesa. Professor titular da Universidade de Jáen, coordenadora do Dept. de línguas e Cultura Mediterâneas,e do programa de Doutorado “ Mujeres, gênero y Estúdios Culturales”. Coordenadora do projeto “Culture, Patrimoine e Tourisme” da Université Cadi Ayyad (Marrakech); professora convidada do Centre de Recherches em Littérature Comparée – Université Paris-Sorbonne (Paris IV) Insitut dês textes et Manuscrits Modernes . Coordenadora do Groupe de recherces Orient/occident com apoio da Agence Nationale de la Recherche – Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Autora de vários livros dentre outros: "LE RHIN" OU LES COORDON - NÉES D'UN VOYAGE DANS L'HISTOIRE: LA VERTICALITÉ DE LA PENSÉE ET L'HORIZONTALITÉ DE L'ÉCRITURE. 2006 - Universitat de Lleida / Pagès Editors; MEDINA ARJONA, Encarnación. PAISAJES LITERARIOS PARA UNA DINÁMICA DE SÍ MISMO, ADR Sierra Mágina, 2009, Jaén. MEDINA ARJONA, Encarnación . SOUS LE REGARD DE STENDHAL. Eurédit, 2009. Paris; MEDINA ARJONA, Encarnación; Fernández Jiménez, Juan; López-Peláez Casellas, Jesús (Eds.) JAÉN, CRUCE DE CAMINOS, ENCUENTRO DE CULTURAS. Servicio Publicaciones de la Universidad de Jaén, 2008.



Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1991), graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados, onde coordena a Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História Latino-Americana e no diálogo entre História, Teologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, representação, história Indígena, etnicidade e formação de docentes.


                                                                                                        Professora Dra. Ana Maria Colling



Possui graduação em Estudos Sociais (1978) e Geografia pela UNIJUI (1980), Especialização em História da América Latina pela UFRGS (1982), Mestrado em História do Brasil pela UFRGS (1994) e Doutorado em História pela PUCRS (2000) com estágio na Universidade de Coimbra, Portugal. Foi professora da rede pública do Rio Grande do Sul, onde lecionou História e atuou como dirigente do CPERS. Também foi professora da UNIJUI no curso de História e Mestrado em Educação nas Ciências onde atuou como editora da revista Contexto & Educação. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, relações de gênero, ditadura militar, memória, Foucault, relações poder/saber, currículo, formação de professores e prática educativa e estudos culturais. Participa da ANPED e ANPUH onde atua especialmente em temas relativos à questão de gênero. Suas publicações tem versado sobre mulheres e ditadura militar no Brasil, a construção histórica do feminino e masculino, relações de poder e gênero na formação de professores, currículo e poder, Foucault e a educação.



Alexandra Santos Pinheiro possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atua, principalmente, nos temas: Literatura e gênero; História da Leitura. Desde 2003, faz extensão voltada para a Formação Continuada de Professores. Ministra as disicplinas de Teoria Literária na graduação e Literatura e História no mestrado.






Possui graduação em História pela UFU (1990), mestrado em História pela UNICAMP (1999) e doutorado em História pela UNESP- Franca (2005). É professora Adjunto II do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás-UFG no Campus Catalão, onde atua desde 1993. Atua como professora formadora em EAD no Curso Gênero e Diversidade na Escola-GDE (CAC/UFG). Na área de História ministra as disciplinas: Teoria e metodologia da História; Didática e Prática de Ensino em História e Metodologia de Pesquisa em HIstória. Na pesquisa tem atuando principalmente com os seguintes temas: História Política do Brasil República, ensino de História; História de Goiás; viloência e relações de gênero. Coordena o grupo de pesquisa DIALOGUS- Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho.





É bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon (2003), mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006) e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). É professor do curso de História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em Dourados-MS. Realiza estudos relacionados com cultura, cidade, região, trabalhadores, movimentos sociais, patrimônio histórico, memória e história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEGHI no Simpósio Internacional sobre as mulheres na formação dos Estados Nacionais na América Latina e nas caraíbas em Lima - Peru.