Pesquisas

PESQUISADOR: ANATÓLIO MEDEIROS ARCE
  
Instituição: PPGH/CAPES - Doutorado

Título: Nacionalismo E Bolivarianismo Na Era Hugo Chávez (1999-2013)

Resumo: A ascensão de Hugo Chávez Frías à presidência da Venezuela em fevereiro de 1999 marcou o início de um período com inúmeras transformações no sistema político, na economia e na sociedade da Venezuela que pode ser definida como um projeto de poder personalista, considerado de esquerda por seu líder e que pôde ser visualizada através das transformações estruturais realizadas à luz da intensa exploração do culto à figura do libertador Simón Bolívar, personagem histórico fundamental no processo de emancipação política das colônias espanholas na América do começo do século XIX, que ao longo da história apresentou inúmeras formas de apropriações e abordagens. Em sua essência, o bolivarianismo é algo historicamente arraigado à cultura política venezuelana e pode ser entendido como uma forma de nacionalismo típico deste país. Pretende-se realizar esta pesquisa com o referencial teórico-metodológico da História do Tempo Presente e por intermédio basicamente das seguintes fontes: discursos, proclamas e pronunciamentos de Simón Bolívar e Hugo Chávez; documentos que reportem ao período quando as lutas pela independência ainda estavam em curso entre 1810 e 1830, principalmente as comandadas por Simón Bolívar; e artigos jornalísticos publicados durante a era Chávez por jornais venezuelanos, tanto os afinados com o regime bolivariano quanto aqueles abertamente oposicionistas.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: CAMILA DE BRITO QUADROS LARA

Instituição: PPGH/CAPES - Mestrado

Título: Patrimônio Cultural Religioso: História e Memória da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição de Dourados/Ms (1925-1957)

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a história da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição de Dourados/MS, enquanto patrimônio cultural religioso, desde seu surgimento como capela em 1925 até sua elevação à catedral em 1957. As análises da evolução e das transformações históricas permeiam os aspectos materiais contidos nas mudanças ocorridas nos contextos histórico, social e urbanístico do prédio e seu entorno, bem como aspectos imateriais relacionados à memória histórica, de lugar sagrado, de lugar de memória, as representações atribuídas ao patrimônio, sobretudo expressas nas devoções e festas religiosas. Além disso, pretende-se debater como o surgimento, a construção e o desenvolvimento deste patrimônio influenciam e são influenciados pelos indivíduos que perpassaram essa evolução histórica.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: DÉBORA DE SOUZA BUENO MOSQUEIRA

Instituição
: CAPES

Título do Projeto: Mestrado PPGH/UFGD - Mulheres & Imprensa: as representações sobre o feminino no Mulherio (1981-1987).

Resumo: Temos por objetivo, nesta pesquisa analisar um novo discurso produzido sobre a mulher e a categoria gênero no jornal Mulherio (1981-1987). Considerada uma publicação voltada ao público feminino, seu Conselho Editorial desejava publicizar as reivindicações ligadas ao trabalho, à saúde feminina, a igualdade de direitos entre os sexos enfim sobre a situação da mulher no Brasil e no mundo. Inicialmente o Mulherio seria um boletim informativo que circularia entre os núcleos de pesquisa com temáticas femininas estabelecidas em varias regiões do Brasil, que deveriam incluir na estrutura do jornal o resultado de suas pesquisas. Compreender a desconstrução do discurso tradicional relativo às mulheres juntamente com esta nova forma de falar sobre elas é uma das questões centrais desta pesquisa. Para tanto deve se levar em consideração os interesses dos órgãos financiadores (Fundação Carlos Chagas e Fundação Ford) e de sua editora.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antônio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: ELIENE DIAS DE OLIVEIRA

Instituição: CAPES

Título do Projeto: Doutorado PPGH/UFGD - Identidades e Representações: Memórias e viveres de nordestinos em Coxim-MS

Resumo:A pesquisa “E nós tinha mesmo que vir pra cá...”: migração e memória de nordestinos em Coxim-MT/MS (1958-1996) insere-se na área História, Região e Identidades, e está centrada na Linha de Pesquisa Fronteiras, Identidades e Representações do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, no Estado de Mato Grosso do Sul. A tese ora apresentada busca problematizar as trajetórias de grupos familiares originários da região nordeste do país, homens e mulheres que chegaram à cidade de Coxim , no período compreendido entre 1958 e 1996 , a partir da análise das memórias orais desses sujeitos. 

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antônio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: ELISANDRA TOMASCHESKI

Instituição: PPGH/CAPES - Mestrado

Título: Errantes, Combativas e Proprietárias: A História de Mulheres em Processos de Deslocamentos Migratórios Além Fronteiras - O Caso do Assentamento Itamarati: 1986 a 2010

Resumo: O objetivo deste projeto consiste em historiar mulheres migrantes camponesas que passaram grande parte de suas vidas no nosso país vizinho o Paraguai, e atualmente residem no Assentamento Itamarati, região de fronteira de Mato Grosso do Sul e o país supracitado. Estas mulheres juntamente com todas as pessoas que passaram por esse processo de migração são chamadas de brasiguaias. Muito já foi dito e escrito sobre os brasiguaios e suas lutas, porém pouca ou nenhuma menção se faz do protagonismo das mulheres nesse processo de migração. E é justamente essa a minha proposta de pesquisa, mostrar para a comunidade acadêmica o importante papel que a mulher desempenhou no desenvolvimento econômico e cultural tanto do Paraguai como atualmente no mencionado Assentamento rural.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: FERNANDA REIS VARELLA

Instituição: PPGH/CAPES – Doutorado

Resumo: Esse projeto tem como objetivo analisar as diferentes formas de transgressões femininas como meio de resistência às imposições masculinas no século XX. Especialmente entre as décadas de 1920 até 1940 a partir da trajetória de vida e das pinturas da artista plástica campo-grandense Lídia Baís. Para essa análise será recorrente o uso de três fontes principais: as fontes iconográficas, fotografias e as pinturas, laudos médicos e alguns documentos escritos como cartas, correspondências, diários, imprensa, textos críticos, catálogos e a biografia que estarão em constante diálogo com a historiografia pertinente ao tema proposto. Desse modo pensaremos a transgressão em oposição ao discurso médico científico da loucura como patologia eminentemente feminina não apenas de Lídia Baís, mas também as diferentes formas de sobrevivência de outras mulheres que se inserem nesse espaço e tempo propostos.

Palavras-Chaves: Lídia Baís- Transgressão- Loucura

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi

-----

PESQUISADOR: GUILHERME LUÍS GENERAL MIRANDA

Instituição: PPGH/CAPES - Mestrado

Título: As Relações de Trabalho Entre Homens e Mulheres do Assentamento Itamari – A Participação das Mulheres nos Espaços de Trabalho dos Assentamentos Rurais.

Resumo: Ainda nos dias de hoje, a sociedade ocidental se encontra impregnada de valores através dos quais se constroem as identidades de gênero. Para grande parte das pessoas e do senso comum, questões relacionadas às relações e identidades de gênero são desconhecidas. Dessa forma, perpetuam-se modelos e padrões conservadores que designam papeis e constroem estruturas que influenciam nas mais variadas relações sociais que permeiam as esferas dos espaços públicos e privados. A ideia do homem como protagonista está impregnada no imaginário social, de forma que as relações entre os sujeitos se tornam relações subordinadas.  No que diz respeito às relações de gênero em meio às relações de trabalho no campo questões como o núcleo familiar, a obediência por parte da mulher para o homem e a exclusividade dos cuidados com o lar fizeram com que a própria mulher não percebesse o valor do seu trabalho em comparação ao do homem, no sentido de que apesar de também realizar trabalhos braçais no campo, assim como os homens, não foram merecedoras de uma posição social que lhes permitisse intervir em questões mais amplas, sobretudo no campo político, social e econômico. Nesse sentido a pesquisa tem como proposta tecer uma análise das relações de trabalho entre homens e mulheres no interior do Assentamento Itamarati I, evidenciando o papel de protagonismo feminino na constante luta de permanência no campo.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi

-----

PESQUISADORA: JULIETA SOARES

Título do Projeto: Doutorado - “Entre o samba e a bossa nova: questões sobre a canção popular brasileira (1930 a 1958)

Resumo: O objetivo deste projeto de tese é o de propor novos questionamentos sobre o fenômeno da configuração do samba em canção popular que remete à identidade brasileira, especialmente durante o período denominado de Estado Novo. A aproximação entre o samba e a temática da malandragem, o surgimento da bossa nova e as motivações para a emergência de uma nova concepção de modernidade, especialmente nos anos finais da década de 1950, também são questões que pretendemos analisar.

Orientadora: Prof. Dra. Ana Maria Colling

-----

PESQUISADORA: LENITA MARIA RODRIGUES CALADO

Título do Projeto: Doutorado - Campo Grande, espaços públicos e imagens que dialogam entre a“tradição” e a “modernidade”. Uma cidade para quem?(19772012).

Resumo: Após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, e a elevação de Campo Grande à capital, a cidade passou por transformações urbanas importantes, resultando num diálogo entre a “tradição” e a “modernidade” nos espaços públicos. Nesse projeto pretende-se analisar essas transformações a partir de dois espaços: a Praça Ary Coelho e a Orla Morena, observando a relação desses equipamentos urbanos na formação das imagens produzidas para e pela cidade, na formação do imaginário da população, assim como, compreender como os espaços, reformados ou construídos, expressam as tensões de escolha sobre o que se pretende divulgar como desejado para o futuro da cidade e de seus habitantes. 

Orientadora: Prof. Dra. Ana Maria Colling

-----

PESQUISADOR: NELSON DE LIMA JUNIOR

Título do Projeto: A Ocupação da Gleba Santa Idalina e a Formação de Novo Horizonte do Sul (MS): um Estudo de Caso Sobre os Brasiguaios (1984-1993)

Resumo: A presente pesquisa propõe-se a fazer um estudo de caso acerca da ocupação da Gleba Santa Idalina, em Ivinhema-MS no ano de 1984 por grupos de brasiguaios, bem como perceber nas fontes a maneira como o fato colaborou para a emancipação do município de Novo Horizonte do Sul, em 1993. O recorte temporal aqui exposto trata-se do período em que se têm os primeiros registros relacionados à temática. A questão central a ser analisada é a inserção social desses sujeitos históricos que migraram para o Paraguai em busca de terra e retornaram para ocupar um território de mata ainda virgem pertencente à Sociedade de Melhoramento e Colonização (SOMECO S/A). Denominados de Brasiguaios utilizaram-se dessa “identidade” diferenciada, justamente para se diferenciar dos outros movimentos de luta pela terra como o MST, CUT, FETAGRI, entre outros, pois acreditavam que assim pudessem estar à frente dos outros movimentos.
Palavras-chave: Ocupação, Gleba Santa Idalina, Brasiguaios.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Perli

-----

PESQUISADORA: MARIANA QUADOS GIMENEZ

Título do Projeto: Mestrado - “Saindo do armário”, porque é tempo de abertura: identidades e representações por meio do Lampião da Esquina

Resumo: Esta dissertação contempla as homossexualidades presentes no Brasil durante a Ditadura Militar (1964-1985), mais especificamente um jornal de referência homossexual que circulou no país entre os anos de 1978-1981 chamado Lampião da Esquina. Este meio de comunicação foi um dos principais espaços para a reflexão das identidades de gênero e para a construção de um outro saber acerca das homossexualidades. As décadas de 1960 e 1970 foram, paradoxalmente, de extrema importância para a movimentação da categoria homossexual, levando em consideraçãoa as problemáticas quem envolvem estes sujeitos na contemporaneidade. Esta dissertação e os temas que aborda se mostra relevante para a compreensão das dinâmicas que envolvem as sexualidades humanas.

Orientadora: Prof. Dra. Ana Maria Colling

-----

PESQUISADORA: SILVANA APARECIDA DA SILVA ZANCHETT

Instituição: PPGH/CAPES - Doutorado

Título do Projeto: Cotidiano, Memória e História: Mulheres Pescadoras do Pantanal Sul-Mato-Grossense (1967 - 2013)

Resumo: Este projeto se propõe a pesquisar o cotidiano, a memória e a história a partir das vivências de mulheres pescadoras do Pantanal Sul Mato Grossense no Estado de Mato Grosso dos Sul, no período compreendido entre 1967 e 2013. A investigação proposta visa analisar os múltiplos sentidos e significados que a vida ribeirinha tem para essas mulheres, evidenciando suas expectativas e anseios na relação tecida com o rio e a cidade, bem como a construção de modos de vida singulares expressos nas suas vivências cotidianas. Projeta-se analisar histórias de vida de mulheres pescadoras partindo do pressuposto de que esses sujeitos vivenciam e compartilham práticas e viveres às margens de um rio, projetando em suas narrativas significados de existências ora vividos, ora imaginados e que carecem de análise histórica, principalmente na região pantaneira.

Orientador: Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi


-----

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog