JORNADA NACIONAL DAS MULHERES CAMPONESAS
MARÇO DE 2012 – DOURADOS-MS

MULHERES NA LUTA: POR JUSTIÇA SOCIAL, TERRA E DIGNIDADE


“Marias-sem-vergonha de ser mulher, já são tantas, milhares, uma verdadeira rama florescendo por todo o planeta lilás. Não são só florezinhas, são mulheres se agrupando. São brancas, negras, índias, meninas, agricultoras, sem-vergonha de lutar, acreditar, denunciar, exigir, reivindicar e sonhar. São vítimas da violência, da porrada, do assédio, do estupro, do aborto, da prostituição e da falta de assistência. São essas sem-vergonhas que a cada tempo mudam a história, conquistando direitos, dando a vida e gerando outras vidas...” (Nanci Silva)

               O encontro que aconteceu em março desse ano mobilizou as comunidades rurais da região em prol da busca por justiça social, e melhores condições de vida no campo. Estiveram no encontro, mulheres e representantes de diversos movimentos sociais, MST, MMC, e representantes Guaraní-Kaiowá. O encontro que teve início no dia 6 de março se estendeu durante os dias 7 e 8 do mesmo mês. No encontro, uma pauta bastante ampla foi problematizada, através de palestras, simpósios, discussões e protestos.  

              Os acadêmicos Guilherme Luís G. Miranda; Fabiane Letícia M. Lazarini e Fabiane Fernandes, todos alunos da graduação do curso de História da UFGD, acompanharam a Jornadas das Mulheres em Dourados durante os 3 dias de encontros. Além de fotos, a cobertura do evento serviu para um recolhimento e levantamento de informações a nível de pesquisa, sobretudo nas áreas de gênero, memória e migração.

Confira as fotos:

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog